No mês da mulher, o cuidado com a saúde é para todas as idades

março 16, 2019 by admin0
WhatsApp-Image-2019-03-15-at-16.07.06.jpeg

Cada ciclo da vida tem suas características e requer atenção especial a alguns pontos para manter a saúde. E isto é ainda mais importante para as mulheres, que atravessam períodos complexos e delicados como a gravidez e a menopausa.

A cada etapa da vida de uma mulher, existem precauções a serem tomadas. Estas fases, que mudam seu corpo por completo, tem um início e fim. A primeira fase é a da menstruação. É neste período que grandes mudanças hormonais ocorrem no seu corpo, evidenciando a transformação de menina para mulher.

Uma fase muito importante na vida de uma mulher é durante e depois da gravidez. Nela, a atividade física traz benefícios consideráveis, seja para a futura mãe ou para o feto. De fato, aumenta a capacidade aeróbica, a massa magra e reduz a massa gorda. A atividade física previne o surgimento de dores na coluna, pode reequilibrar a diabetes gestacional e os efeitos dela, e favorece um parto natural.

A outra fase e não menos importante é a menopausa, responsável pela interrupção da menstruação. Este período além de conturbado, também causa grandes mudanças físicas e mentais na mulher. Em especial, mulheres na menopausa relatam sentir calorões, que surgem de repente (conhecidos como fogachos). Este é um dos efeitos causados pela disfunção hormonal no corpo feminino.

Os cuidados são semelhantes para homens e mulheres na meia idade. É indicado realizar um check up completo no corpo, como exames de sangue, pressão e medida de cintura. É importante também, ficar atenta a sintomas diferentes que o corpo possa apresentar. Acima dos 65 anos, é indicada a vacinação anual contra a gripe e, conforme prescrição médica, contra a pneumonia.

Lembrando que, exercícios físicos e alimentação balanceada são indicados em todas as fases da vida. Assim como, não fumar e ingerir bebidas alcoólicas com moderação. E o acompanhamento médico é a melhor maneira de se prevenir contra doenças.