BLOG CLÍNICA FACILITA

WhatsApp-Image-2019-03-15-at-15.42.13.jpeg
16/jun/2019

Cuidar da região íntima é cuidar da saúde como um todo. Falar sobre isso, porém, ainda causa desconforto a muitas mulheres, já que o tema é considerado um tabu. Essa dificuldade, associada a uma rotina agitada, acabam fazendo com que os cuidados com essa parte do corpo fiquem em segundo plano, o que pode comprometer a saúde íntima feminina, que é naturalmente mais sensível e delicada.

Coceira, corrimento de coloração diferente, forte odor, ardência e dor são alguns dos sintomas que indicam que algo não vai bem por lá. O que muitas mulheres não sabem é que, se não tratadas, essas pequenas alterações podem evoluir para problemas mais sérios, como infertilidade, e até influenciar na vida sexual da mulher, reduzindo a libido e dificultando o orgasmo.

Dentre tantas informações, às vezes fica difícil conseguir identificar o que é de fato verdade quando se trata da saúde íntima feminina. No dia a dia diversas dúvidas surgem e, muitas vezes, a forma de lidar com elas se embasa em informações nada confiáveis. Saber o que é ou não verdade é essencial para cuidar melhor da própria saúde, e procurar um ginecologista, ainda é a melhor forma de acompanhar sua saúde intima.

Não existe uma regra específica para saber qual a melhor hora de procurar um ginecologista. Contudo, é aconselhável que a mulher o procure quando começar a ter relações sexuais. É importante realizar uma revisão a cada ano se não houver nenhum problema inesperado: gravidez, problemas com as mamas, etc.

O certo é procurar um ginecologista ainda na adolescência, assim que a menina comece a menstruar. É importante saber se o seu desenvolvimento está de acordo com a sua idade. A partir da primeira relação sexual a procura pelo médico pode ser anual e é essencial.

WhatsApp-Image-2019-03-15-at-16.07.06.jpeg
16/jun/2019

Cada ciclo da vida tem suas características e requer atenção especial a alguns pontos para manter a saúde. E isto é ainda mais importante para as mulheres, que atravessam períodos complexos e delicados como a gravidez e a menopausa.

A cada etapa da vida de uma mulher, existem precauções a serem tomadas. Estas fases, que mudam seu corpo por completo, tem um início e fim. A primeira fase é a da menstruação. É neste período que grandes mudanças hormonais ocorrem no seu corpo, evidenciando a transformação de menina para mulher.

Uma fase muito importante na vida de uma mulher é durante e depois da gravidez. Nela, a atividade física traz benefícios consideráveis, seja para a futura mãe ou para o feto. De fato, aumenta a capacidade aeróbica, a massa magra e reduz a massa gorda. A atividade física previne o surgimento de dores na coluna, pode reequilibrar a diabetes gestacional e os efeitos dela, e favorece um parto natural.

A outra fase e não menos importante é a menopausa, responsável pela interrupção da menstruação. Este período além de conturbado, também causa grandes mudanças físicas e mentais na mulher. Em especial, mulheres na menopausa relatam sentir calorões, que surgem de repente (conhecidos como fogachos). Este é um dos efeitos causados pela disfunção hormonal no corpo feminino.

Os cuidados são semelhantes para homens e mulheres na meia idade. É indicado realizar um check up completo no corpo, como exames de sangue, pressão e medida de cintura. É importante também, ficar atenta a sintomas diferentes que o corpo possa apresentar. Acima dos 65 anos, é indicada a vacinação anual contra a gripe e, conforme prescrição médica, contra a pneumonia.

Lembrando que, exercícios físicos e alimentação balanceada são indicados em todas as fases da vida. Assim como, não fumar e ingerir bebidas alcoólicas com moderação. E o acompanhamento médico é a melhor maneira de se prevenir contra doenças.

urologia.jpg
16/jun/2019

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam ullamcorper eu libero non congue. Suspendisse ut lacus bibendum, congue odio a, pretium ante. Sed accumsan ex id maximus scelerisque. In vel pretium purus. Maecenas gravida erat eu leo pharetra accumsan. Vivamus ut auctor urna. Praesent convallis odio mollis eros sollicitudin pellentesque maximus et nunc. Nullam gravida sapien quis augue tincidunt mollis. Cras eget accumsan tortor. Integer dictum feugiat pretium. Nullam non nibh in orci blandit faucibus. Phasellus ut euismod massa, ut posuere dolor. Praesent gravida orci non sodales congue. Integer auctor sit amet sem vitae luctus. Nam luctus faucibus odio.

Fusce sit amet nulla et libero ultrices consectetur at sed velit. Phasellus sollicitudin lacus eu ante pharetra, id sodales metus rutrum. Aenean ultrices dapibus eros, sed tincidunt lorem pharetra nec. Nunc vulputate, nunc at maximus pharetra, dolor justo aliquet velit, suscipit auctor tortor urna nec elit. Suspendisse ac varius tellus. Duis ut enim id tortor volutpat facilisis. In id lorem sed leo finibus pulvinar et mollis metus. Praesent ut pharetra nulla, eget feugiat dolor. Donec mauris felis, lobortis non vulputate eget, placerat ultrices mi. Proin quis ipsum ac diam maximus venenatis ac eu enim. Proin pellentesque ligula sed est accumsan suscipit. Proin suscipit, ligula et faucibus venenatis, magna ipsum ullamcorper lectus, sit amet convallis magna felis ac elit. Vivamus quis aliquet risus. Phasellus mollis eu quam sit amet pretium.